Brasil bate meta na geração de empregos

Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empre-gados e Desempregados), o comércio gerou 131,33 mil empregos formais em novembro, o que representa novo recorde histórico para todos os meses. Ao todo, foram criadas 138.247 vagas com carteira assinada. No acumulado do ano, até novembro, o Brasil registra um saldo líquido de 2,54 milhões de vagas formais de trabalho, superando a meta estabelecida pelo ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi.
O setor de serviços também apresentou desempenho positivo, com 79,17 mil vagas formais abertas em novembro. A indústria de transformação fechou 9,19 mil empregos com carteira assinada, enquanto que o setor agropecuário demitiu em forte escala (-57,78 mil empregos fechados), e a construção civil fechou 7,85 mil postos de trabalho com carteira assinada.
Na região Sudeste, a criação de empregos formais em novembro chegou a 52,11 mil, seguida pela região Sul, com 44,74 mil postos criados, a região Nordeste registrou a geração de 37,17 mil. Foram abertas 5 mil vagas na região Norte, no mês passado, e, na região Centro-Oeste, 821 postos de trabalho foram fechados.