Caixa lucra R$ 4,1 bilhões no semestre

A CAIXA atingiu lucro líquido de R$ 4,1 bilhões no primeiro semestre de 2017, crescimento de 69,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi o maior lucro semestral da série histórica do banco.
Ao final de junho, a CAIXA possuía 84,1 milhões de correntistas e poupadores, dos quais 82,1 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas. A rede de atendimento possui 58,3 mil pontos de atendimento. São 4,2 mil agências e postos, 23,5 mil correspondentes Caixa Aqui e lotéricos, e 30,5 mil máquinas distribuídas pelo Brasil.
A presença nacional da CAIXA é seu grande diferencial, que permite que ela fomente a economia e o desenvolvimento. Porém, de forma contraditória, o governo Temer segue diminuindo o banco, cortando pessoal e unidades em todo o Brasil. Isto fica claro com a redução de 5.486 empregados em comparação com o primeiro semestre de 2016.
Em relação à primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a CAIXA não informou quando será feito o pagamento. De acordo com o ACT 2016-2018, o banco tem até o dia 30 de setembro para realizá-lo. A Contraf-CUT enviou ofícios solicitando a antecipação do crédito, mas não obteve qualquer resposta da direção da CAIXA.