Caixa mantém liderança em reclamações de clientes

Publicado em: 18/11/2016
Caixa mantém liderança em reclamações de clientes

A Caixa Econômica Federal continua na liderança em reclamações de clientes no ranking elaborado pelo Banco Central. O banco público recebeu 1.418 queixas consideradas procedentes.


Entre junho de 2015 e junho de 2016, a Caixa teve redução de 2,4% no número de empregados por agência. Em outra direção, o banco tinha um bancário para cada 770 clientes em junho do ano passado. Passou a ter um empregado para cada 828 clientes 12 meses depois, elevação de 7,5%. Entre setembro do ano passado e deste ano, foram fechados 2,6 mil postos, sendo 631 apenas no terceiro trimestre de 2016. Em outubro, a Justiça do Trabalho obrigou a Caixa a nomear 2 mil concursados aprovados.


A decisão da 6ª Vara do Trabalho de Brasília considerou que o banco descumpriu a cláusula 50 do acordo coletivo 2014/2015, assinado com o movimento sindical, que determinava as contratações. A ampliação do número de postos de trabalho é uma luta histórica dos empregados da Caixa e que vinha obtendo êxito durante os governos democráticos e populares. O banco passou de 55 mil bancários em 2003 para 101 mil em 2014.


Entre as instituições de mais de quatro milhões de clientes, o Bradesco ficou em segundo lugar, com índice de 14,59 e um total de 1.362 reclamações procedentes. Em terceiro lugar, ficou o Santander, com índice em 12,96 e 476 queixas.