Caixa proibida de fazer cadastro de reserva

A Caixa Econômica Federal está proibida de realizar novos concursos públicos com a figura exclusiva do Cadastro de Reserva para todos os cargos.
A decisão da juíza Natália Queiroz Rodrigues, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, estava valendo apenas para Técnico Bancário Novo, Engenheiro e Médico do Trabalho. Isso graças a um mandado de segurança movido pelo banco, que foi extinto, no dia 20 de dezembro, pelo desembargador José Leone Cordeiro Leite, também do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região.
Como já afirmaram o Ministério Público e a Justiça do Trabalho, escolher o dia e o ano para contratar um aprovado em concurso não é apenas inconstitucional, mas imoral. É bom lembrar que o prazo do concurso de 2014 está suspenso.
O concurso de 2014 foi um dos maiores realizados pela Caixa, com quase 1,2 milhão de inscritos. Foram considerados aprovados 32.879 mil candidatos. No entanto, foram contratados menos de 8% do total. A Caixa chegou a convocar um número razoável de concursados em alguns meses, mas já faz mais de um ano que ninguém é chamado. Nos últimos dois anos, diversas mobilizações foram realizadas, porém, a direção do banco mantém intransigente.