Câmara aprova texto-base da MP (881) da Liberdade Econômica que permite o trabalho aos sábados, domingos e feriados para todas as categorias

Os deputados aprovaram na noite de ontem, 13/08, por 345 votos a favor, 76 votos contra e uma abstenção o texto-base da medida provisória da Liberdade Econômica (MP 881), apelidada de "minirreforma trabalhista". Os destaques deverão ser votados hoje, 14/08, em sessão marcada para as 15h, conforme acordo proposto mais cedo pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A oposição concordou em não obstruir os trabalhos em troca da votação nominal de todos os destaques.
Após a votação dos cerca de 15 destaques, que são pedidos de alteração à proposta feita pelos partidos um a um, o texto será enviado para o Senado.
O texto também conta com a permissão de trabalho aos sábados, domingos e feriados. Com isso, os bancários podem ter apenas um domingo de folga por mês e, após acordo, os trabalhadores baterem ponto “por exceção”, marcando apenas horários de entrada e saída fora do habitual.
A pressa dos governistas para levar a medida a votação, é porque ela já caduca em 27 de agosto. “Essa mudança afeta diretamente a saúde dos trabalhadores, pois diminui drasticamente o tempo e a qualidade de descanso. Os trabalhadores não são robôs, eles precisam de seus momentos de lazer com a família e os amigos para espairecer das pressões sofridas no dia a dia do trabalho. Por isso, todas as categorias têm de se unir na pressão aos parlamentares pela não aprovação desta MP”, afirmou Vinícius de Assumpção Silva, vice-presidente da Contraf-CUT.