Campanha 2016 - Negociações

As reivindicações dos bancários são debatidas entre o Comando Nacional dos Bancários, representando toda a categoria, e negociadores dos bancos. São, principalmente, três mesas diferentes realizadas concomitantemente, dentro da Campanha Nacional Unificada.
A pauta geral da categoria é debatida na mesa com a Fenaban, a federação dos bancos, e se refere à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), documento que reúne os direitos de todos os bancários do país, sem exceções.
Além dessa, há duas outras mesas específicas: uma entre representantes dos empregados e da direção da Caixa Federal e a outra do Banco do Brasil, nos mesmos moldes. Elas visam as renovações dos respectivos acordos aditivos específicos, com direitos adicionais para os trabalhadores dos dois bancos. Vale reforçar que os dois aditivos são independentes um do outro, bem como as mesas de negociações, realizadas separadamente.
A data base da CCT e dos aditivos do Banco do Brasil e da Caixa Federal é 1º de setembro.
O setor é o que mais lucra no país, quase R$ 30 bilhões entre janeiro e junho de 2016 e também um dos que mais demite. No primeiro semestre foram cortados mais de 6 mil postos de trabalho.