CAMPANHA NACIONAL 2015

Publicado em: 01/10/2015
CAMPANHA NACIONAL 2015

Desde a entrega da minuta de reivindicações, em 11 de agosto, os bancários aguardavam uma proposta da Fenaban que contemplasse o reajuste do salário dos bancários pela inflação do período acrescido de um ganho real e que valorizasse os trabalhadores, além de outras reivindicações. Os representantes dos bancários enviaram ontem (30/09), uma carta à Federação dos Bancos, reforçando que estão abertos para uma negociação que respeite os bancários e melhore as nossas condições de trabalho.


Principais reivindicações da categoria:



  • Reajuste salarial de 16%. (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real);

  • Melhores condições de trabalho com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoecem os bancários;


  • Fim das demissões, mais contratações, fim da rotatividade e combate às terceirizações diante dos riscos de aprovação do PLC 30/15 no Senado Federal, além da ratificação da Convenção 158 da OIT, que coíbe dispensas imotivadas.



Proposta dos banqueiros



  • Reajuste de 5,5% (representa perda de 4% para os bancários em relação à inflação de 9,88%), também na PLR e nos auxílios refeição, alimentação, creche;


  • Abono de R$ 2.500,00.



A orientação do Comando é a rejeição na assembleia que acontece hoje, 1º de outubro, com indicativo de greve a partir do dia 06.


Um desrespeito com os bancários e com toda a sociedade, já que o setor foi responsável por lucrar R$ 36,3 bilhões somente no primeiro semestre deste ano, com um crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Diante dessa atitude dos banqueiros, os trabalhadores irão iniciar paralisação nacional.