Campanha Nacional da Categoria Bancária

Publicado em: 21/05/2024
Campanha Nacional da Categoria Bancária

Mais de 300 bancários e bancárias da base da Federa-RJ, que engloba os sindicatos dos bancários de Campos, Niterói, Petrópolis, Rio de Janeiro, Sul Fluminense e Teresópolis, participaram da 4ª Conferência Estadual da Categoria Bancária do RJ. O evento foi realizado no centro da cidade do Rio, nesse sábado, 18/05.

O dia teve início com uma mesa de debate, comandada por Fausto Augusto e Rosângela Vieira, diretores e técnicos do Dieese, que trouxeram uma análise da conjuntura atual e as perspectivas para a campanha deste ano. O alto índice de fechamentos de agências e demissões na categoria foi um dos assuntos abordados. Segundo dados, mais de 3 mil agências foram fechadas e 20 mil empregos foram perdidos. A análise mostrou que há contratações, mas nas áreas de TI. E, nesses casos, a cada 10 contratações, apenas 3 são de mulheres.

Ainda houve a apresentação e aprovação da pauta de reivindicações com questões de combate ao assédio moral, sexual, abuso e discriminações, melhor qualidade de trabalho e outros pontos. O SindBancários Petrópolis levou uma proposta com protocolos e medidas de prevenção e combate à situações de emergência oriundas de fenômenos da natureza. A proposta foi aprovada por unanimidade e agora vai seguir para a Conferência Nacional, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de junho, onde será debatida por delegados de todo país, com o objetivo de fazer parte da minuta de reivindicações da categoria bancária, que será entregue à Fenaban, ainda no mês de junho.

Ao final do evento, houve a eleição da delegação que irá participar da Conferência Nacional. Representando Petrópolis, fazem parte da delegação as diretoras do Sindicato, Aline e Claudia e os diretores Augusto, Alvarenga e Sávio.