CAMPANHA SALARIAL 2018 - NEGOCIAÇÃO CONTINUA HOJE

O dia de ontem 23/08, foi um dia longo e, novamente, a negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) foi até altas horas. Mas, finalmente, depois de ampla discussão com sindicatos e o Comando Nacional dos Bancários, as conversas avançaram.
A rodada continua hoje 24/08, para discussão e definição do índice de reajuste salarial, já que as cláusulas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) estão garantidas sem retirada de direitos.
A negociação de ontem, começou com o recuo dos bancos em alguns pontos. Primeiro, a Federação Nacional dos Bancos voltou atrás no item sobre a PLR das bancárias em licença maternidade e garantiu o benefício integral às trabalhadoras. Inicialmente, queriam retirar a Participação nos Lucros e Resultados. Depois, as empresas garantiram também o pagamento da PLR para os licenciados por motivo de doença ou acidente. Outro ponto que obteve avanço foi o ranking individual.
A Fenaban queria extinguir a cláusula que proíbe a divulgação do ranking da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). O Comando Nacional dos Bancários não aceitou. Agora, a cláusula está mantida.
Diante do prolongamento das conversas com a Fenaban, as negociações com Banco do Brasil e Caixa foram adiadas e também acontecem hoje, depois da mesa da Federação Nacional dos Bancos.
Questões importantes ainda precisam ser discutidas. Na Caixa, as principais divergências são o Saúde Caixa e a PLR Social. No BB, tem o banco de horas e o intervalo intrajornada. Os bancários não aceitam retirada de direitos.