Caref exige explicações do Banco do Brasil sobre consultoria

Publicado em: 22/09/2017
Caref exige explicações do Banco do Brasil sobre consultoria

    Nos últimos dias, vários órgãos de imprensa e sindicatos de bancários denunciaram a contratação da empresa Falconi Consultores de Resultados para assessorar processos de reestruturação no Banco do Brasil. A empresa já estaria prestando serviços na Diretoria de Tecnologia do BB. As denúncias apontam que a empresa foi contratada sem licitação, descumprindo normativos do banco.

    Um dos três conselheiros de administração da Falconi é o Sr. Pedro Moreira Salles, que também é o presidente do Conselho de Administração do Itaú-Unibanco, principal concorrente privado do BB.    O conflito de interesses é evidente, uma vez que a empresa terá acesso a dados sigilosos e estratégicos do banco, que poderão chegar ao concorrente, atentando contra as boas práticas de governança.

    Por isso, o representante eleito dos funcionários do BB no Conselho de Administração do banco, Fabiano Felix, cobrou explicações sobre a denúncia para que possam ser tomadas as devidas providências.

    Em tempos em que o Governo Federal anuncia a privatização de várias empresas públicas, os trabalhadores devem permanecer atentos e redobrar os cuidados. Principalmente quando se coloca, dentro do banco, uma empresa ligada à concorrência.