Cartão de loja pode contribuir para o endividamento
            Publicado em: 26/07/2010
        
 
         
        
            
            
A  comodidade de adquirir um cartão de loja pode virar uma enorme dor de  cabeça para o consumidor. De acordo com a ONG Proteste, o consumidor  deve pensar duas vezes antes de aderir aos cartões de lojas, redes de  supermercado, farmácia ou postos de combustíveis. As “facilidades”  vendidas escondem taxas e serviços embutidos, além de juros abusivos. A  ONG constatou ainda que esses cartões não estão em conformidade com o  direito do consumidor e muitos apresentam propaganda enganosa. 
Algumas empresas falam em cartão sem anuidade, porém emitem fatura com o custo. Outro problema para o consumidor são as compras com crédito rotativo, que contém a alta taxa de 500%. As empresas atraem o cliente com aparentes vantagens que incluem 40 dias para pagar e compras em 8x, mas o que o consumidor não sabe é que os altos juros podem deixá-lo ainda mais endividado. Em uma das estratégias dessas empresas é permitir somente o pagamento do cartão na loja, o que contribui para que o cliente sinta-se tentado a comprar mais no estabelecimento.