CHEQUE CLONADO - O golpe da vez dos estelionatários

Publicado em: 08/02/2013
CHEQUE CLONADO - O golpe da vez dos estelionatários

A tecnologia esta demasiadamente avançada e para complicar, os marginais tem fácil acesso as máquinas magnetizadoras e as impressoras de última geração para reproduzir uma folha de cheque. Resta ao falsificador conseguir as informações necessárias do cliente do banco para reproduzir o talonário.


Portanto, temos que nos prevenir desta nova modalidade criminosa e para tanto precisamos tomar algumas cautelas. A polícia civil já descobriu a maneira como esses marginais tem se apropriado de folhas de cheques preenchidas. Eles rondam comércios com grande movimento e verificam clientes que fazem pagamentos com cheques. O criminoso precisa visualizar o valor do cheque e o nome do(a) correntista e esperar que esse deixe o estabelecimento comercial. Minutos depois surge uma pessoa de boa aparência, alegando que é funcionária ou parente da pessoa que emitiu o cheque e solicita a troca da folha de cheque por dinheiro.


Funcionários desavisados sobre esse tipo de golpe, geralmente aceitam a troca da folha de cheque por dinheiro. Assim, o falsificador conseguiu o que mais queria uma folha de cheque preenchida para ser clonada com valores elevados.


“O Sindicato alerta e informa aos companheiros(as) bancários(as) que este golpe já está sendo praticado em Petrópolis”.