Comando Nacional decide ampliar a greve que já paralisa 10.586 agências em todo país

Publicado em: 27/09/2013
Comando Nacional decide ampliar a greve que já  paralisa 10.586 agências em todo país

A greve nacional dos bancários completou ontem, dia 26/09, oito dias e fechou 10.586 agências e centros administrativos em todo o país. Já é a maior paralisação dos últimos anos e deve continuar crescendo em todo o país, porque a categoria está indignada com a postura intransigente dos bancos. Essa é a avaliação do Comando Nacional dos Bancários, que se reuniu na tarde de ontem (26/09), em São Paulo para fazer um balanço do movimento na primeira semana e decidiu ampliar a paralisação para forçar os banqueiros a apresentarem uma nova proposta que contemple as reivindicações econômicas e sociais dos trabalhadores.


O Comando também aprovou nota oficial reafirmando a decisão de intensificar a greve, manifestando a disposição de negociação e responsabilizando os presidentes da Fenaban e dos seis maiores bancos pelo fechamento do diálogo com os bancários.


As instituições financeiras que operam no Brasil têm totais condições de atender às demandas dos bancários, conforme demonstra relatório do Banco Central divulgado ontem 26/09, segundo o qual o lucro do sistema financeiro nacional é "robusto" e atingiu R$ 59,7 bilhões nos últimos 12 meses encerrados em junho.