Comando Nacional realiza segunda rodada de negociação com Fenaban

Publicado em: 02/09/2015
Comando Nacional realiza segunda rodada de negociação com Fenaban

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, retoma hoje (02/09), as discussões da Campanha Nacional 2015 com a Fenaban, em São Paulo, a partir das 10 horas. Estarão em debate as reivindicações sobre saúde, condições de trabalho e segurança. Esta é a segunda rodada de negociação, que continuará amanhã quinta-feira (03/09).


- Saúde e condições de trabalho


Entre as reivindicações da categoria estão o fim das metas abusivas e do assédio moral. Com uma rotina de trabalho cada vez mais estressante, a categoria bancária está entre as que mais apresentam problemas de saúde com causas no ambiente e nas condições de trabalho. Os casos de transtornos mentais e comportamentais estão crescendo muito mais rapidamente e já superam os adoecimentos relativos a LER/Dort.


O INSS ainda não divulgou os dados do ano de 2014 sobre o setor bancário, mas tabelas completas de anos anteriores reforçam ainda mais este aumento. Somente em 2013, 5042 bancários foram afastamentos por transtornos mentais e comportamentais, conforme estudo do Dieese com base nos benefícios previdenciários e acidentários concedidos pelo INSS.


- Segurança


O Comando Nacional reivindica melhores condições de segurança para bancários, clientes e assistência às vítimas de assaltos, sequestros e extorsão. Também estão na pauta a permanência de dois vigilantes por andar nas agências e pontos de serviços bancários, conforme legislação. Instalação de portas giratórias com detector de metais na entrada das áreas de autoatendimento e biombos nos caixas. O fim da revista íntima, ainda praticada por muitas agências no País. Abertura e fechamento remoto das agências, fim da guarda das chaves por funcionários e extinção das tarifas para transferência de dinheiro via DOC e TED.