Concurso do BB para provimento de 30 vagas é uma farsa

Publicado em: 13/03/2018
Concurso do BB para provimento de 30 vagas é uma farsa

O Banco do Brasil abriu na quinta-feira 8 as inscrições para um concurso com 30 vagas para o cargo de escriturário de provimento imediato e mais 30 para cadastro de reserva em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A quantidade de vagas é insuficiente para suprimir a enorme falta de funcionários, o que, além da sobrecarga de trabalho, contribui cada vez mais para a precarização do atendimento à população no país.


As poucas vagas anunciadas no concurso demonstram que o objetivo da seleção não é dar solução ao quadro deficitário de funcionários, melhorar a qualidade de atendimento e as condições de trabalho, mas sim ratificar a existência de  um novo funcionário do BB: os pós 2018, sem direito à Cassi.


Obedecendo às orientações da resolução 23 CGPAR (Comissão Interministerial de Participações Societárias da União), o edital público não menciona a oferta de plano de saúde aos novos bancários. O concurso é apenas mais uma ferramenta na retirada de direitos que o conselho diretor do BB coloca em prática a mando do governo golpista.


“Ridículo um concurso com apenas 30 vagas para Brasília, São Paulo e Rio. Esse número deveria ser apenas para suprir a necessidade de Petrópolis, reduzindo a imensa sobrecarga de trabalho e melhorando a qualidade do atendimento. Com os enormes lucros do banco, isso não é só possível, quanto imprescindível”, declarou o presidente do sindicato e funcionário do banco, Marcos Alvarenga.