Conferência aprova moção contra Santander

Publicado em: 29/07/2014
Conferência aprova moção contra Santander

Os 634 delegados presentes na 16ª Conferência Nacional dos Bancários, aprovaram moção contra a atitude do Santander de enviar carta a seus clientes de alta renda na qual associa o possível crescimento da candidata à reeleição para a Presidência da República, Dilma Rousseff, nas pesquisas de intenção de voto, à problemas como desvalorização do câmbio, juros altos e queda na Bovespa.


O comunicado aos clientes do segmento Select, com renda mensal acima de R$ 10 mil, foi divulgado pela imprensa na sexta-feira, dia 25 de julho e foi medida pela repercussão negativa nas redes sociais na internet. Após a polêmica, o Santander pediu desculpas em nota, com destaque na capa de sua página na internet, admitindo o “viés político e partidário” da carta e afirmando que ela “feriu a diretriz do banco”.


No domingo 27/07, Emílio Botín disse que o informe não é do banco, mas de um analista e que todos os envolvidos seriam demitidos, após o caso ser apurado. Disse ainda que Zabalza já prestou esclarecimento à autoridades e à presidenta Dilma.