Conselho da Pessoa com Deficiência faz blitz da acessibilidade pelo Centro da cidade

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realizou na última sexta-feira, dia 26/02, uma operação em conjunto com o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Petrópolis para fiscalizar as condições de acessibilidade em diversos pontos da cidade e também orientar os cidadãos sobre os direitos da pessoa portadora de deficiência.
Duas agências bancárias (Banco do Brasil – ag. 2885/Imperador e Bradesco – ag. 3403/Imperador), que já haviam sido notificadas pelo Procon há alguns dias, também foram visitadas pela equipe durante a operação. No Banco do Brasil, o elevador que dá acesso aos caixas e também à parte administrativa do banco não estava funcionando. Segundo o coordenador do Procon Municipal, Jorge Francis Badia, “a questão principal é a dos elevadores, que não estão funcionando”.
O banco Bradesco, que também estava com problemas na acessibilidade, conforme constatou o Procon em sua última visita, desta vez já havia providenciado os reparos. No fim da tarde, toda a sinalização horizontal no BB já havia sido colocada corretamente e o elevador foi testado por um deficiente durante a operação.
Para Fernanda Ferreira, secretária de trabalho, assistência social e cidadania, além de presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (CDDPCD), a medida foi orientativa. “Somente nas agências bancárias encontramos empecilhos. Mas a nossa operação vai continuar e nós vamos fazer mais ações como esta”, reiterou. Novas ações serão realizadas nos próximos dias, mas o calendário ainda não foi definido.