Contraf: 3º Seminário Jurídico Nacional
A contrarreforma trabalhista, uso da inteligência artificial e organização sindical do ramo financeiro estiveram em debate durante o 3º Seminário Jurídico Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), realizado na quinta e sexta-feira da semana passada, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e também foi transmitido por plataforma digital para o Comando Nacional dos Bancários, sindicatos e federações.
Os participantes ainda trataram de outros temas como os desafios enfrentados e as ações que devem ser adotadas pelo movimento sindical frente às mudanças, futuro das negociações coletivas e perspectiva do governo Lula.
Para o secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Lourival Rodrigues da Silva, “as questões relativas à IA e à automação são determinantes para o ramo financeiro, pois a tecnologia digital e suas ferramentas interferem diretamente tanto na rotina de nossas atividades, como no perfil profissional de todo o setor. Por isso, os pontos aqui apresentados são de muito interesse para todos nós”.
As pautas discutidas foram de extrema importância para que as entidades sindicais desempenhem movimentos na representação de um novo perfil do trabalhador que prestigie a diversidade de modelos das relações de trabalho na atualidade.
O SindBancários Petrópolis esteve representado no seminário pelo diretor Sávio Barcellos e pela diretora Claudia Botelho.