CONTRAF-CUT: Diretoria eleita aprova plano de lutas da categoria

Publicado em: 09/04/2018
CONTRAF-CUT: Diretoria eleita aprova plano de lutas da categoria

O 5º Congresso Nacional da Contraf-CUT elegeu por unanimidade, na manhã de 07/04, a nova diretoria para a gestão 2018/2022, aprovou ainda, o Plano de Lutas da categoria com base nas reflexões realizadas no Congresso sobre os “Desafios dos trabalhadores em 2018” e “O futuro do trabalho frente aos avanços tecnológicos”, para construir um Plano de Lutas que contribua com a construção do “Brasil que queremos” e com o “Projeto organizativo do ramo”.


Um dos desafios a serem superados em 2018 é a manutenção dos direitos previstos nas atuais Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) dos bancários e dos financiários. Será a primeira Campanha Nacional após a aprovação da reforma trabalhista (Lei 13.647/2017). 


A Campanha Nacional de 2018 terá como objetivos estratégicos a manutenção da mesa única de negociações; a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, mantendo seu caráter nacional e a integralidade das conquistas da categoria; renovar também os acordos específicos sem perda de conquistas. A campanha deve estar ainda focada na defesa do emprego, dos bancos públicos e do papel social dos bancos, além do fortalecimento da representação da categoria. Outro desafio que deve ser enfrentado desde 2018 é defesa da democracia e da soberania nacional.


Os diretores do SindBancários Petrópolis, Carla Leite e Marcos Alvarenga, participaram do Congresso da Contraf-CUT.