Cresce participação da América Latina no lucro global do HSBC

As operações do HSBC na América Latina apresentaram lucro antes de impostos de US$ 653 milhões no terceiro trimestre deste ano, o que representa 18,8% do resultado global do banco, pelo mesmo critério contábil.
Apesar do lucro visto na região ter sido menor nominalmente que no mesmo período do ano passado, a participação perante os ganhos totais do banco aumentou, já que a performance de outras áreas do globo, principalmente da Europa, deixou a desejar. No terceiro trimestre do ano passado, o lucro antes de impostos de US$ 764 milhões da América Latina representou 10,7% dos ganhos globais do HSBC.
Segundo o balanço divulgado ontem, dia 05/11, no Brasil, a instituição teve maior participação de empréstimos na área de banco comercial, além de melhor desempenho nas áreas de varejo e de gestão de recursos. Paralelamente, os gastos com provisão também aumentaram no país, devido principalmente a taxas de inadimplência mais altas após um crescimento forte da carteira de crédito e em meio a uma economia que desacelerou, destacou o HSBC em relatório, sem citar números nem percentuais específicos.