Crescem os acidentes com animais peçonhentos na cidade

Publicado em: 29/05/2024
Crescem os acidentes com animais peçonhentos na cidade

Com o crescimento de pessoas picadas por escorpiões no estado do Rio de Janeiro no início do ano, e a presença de outros animais peçonhentos (aqueles que produzem veneno), é necessário que a população petropolitana redobre a atenção.

Dados enviados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que em 2024 até o dia 26 de maio, Petrópolis registrou 52 atendimentos de vítimas por aranhas. Com relação a acidentes com escorpião, já são 29 ocorrências. Casos envolvendo lagartas (13), serpentes (10) e abelha (um) também foram notificados. No total, são 105 acidentes.

As pessoas precisam ficar atentas aos cuidados que devem tomar para evitá-los. É muito importante inspecionar roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, pano de chão e tapetes, antes de usá-los. No entanto, no caso de picada, procure imediatamente a UPA Cascatinha, que é a unidade de referência na cidade de Petrópolis para este tipo de ocorrência. Nela também estão armazenados os soros, que serão utilizados de acordo com a necessidade após a avaliação do médico.

É importante também que as pessoas tentem registrar as características do animal que picou a vítima, como cor e tamanho do animal, já que a identificação ajuda no diagnóstico e tratamento. Para isso, uma foto tirada com um celular ajuda na identificação da espécime. Entre os espécimes peçonhentos que são encontrados na cidade, estão as cobras jararacas, as aranhas armadeira e marrom, além do escorpião amarelo.

Animais peçonhentos que são capturados devem ser encaminhados para o Corpo de Bombeiro ou empresas especializadas em manejos para serem levadas para o Instituto Vital Brazil, para serem usadas na produção de soros.