Democracia da mídia e participação social pautam abertura do Fórum21

Publicado em: 18/12/2014
Democracia da mídia e participação social  pautam abertura do Fórum21

A discussão sobre democratização das comunicações no Brasil e sobre participação social nas decisões políticas do país, no contexto pós-eleitoral, marcou o início dos debates de instalação oficial do Fórum21: “Ideias para o Avanço Social”, na tarde da última segunda-feira (15/12), em São Paulo. As duas mesas iniciais da tarde do seminário foram: "Democratizar os meios de Comunicação" e "Participação Social e Democracia".


A intenção do Fórum21 é um debate aberto envolvendo dirigentes políticos, intelectuais, líderes de movimentos sociais, acadêmicos, ativistas em comunicação e líderes de entidades da sociedade civil. O jornalista e sociólogo Venício Artur de Lima chamou a atenção para a urgência da democratização das verbas publicitárias do governo federal. Para ele, a "tragédia diária" representada pela manipulação das informações pelos oligopólios da comunicação no Brasil é um dos principais temas a se discutir hoje no Brasil.


A jornalista Bia Barbosa, do coletivo Intervozes, chamou a atenção para uma coincidência "emblemática": o fato de a Conferência Nacional de Comunicações (Confecom), encerrada em dezembro de 2009, ter gerado muitas expectativas, mas até o momento sem consequências práticas na democratização da mídia. "Passados cinco anos da Confecom, não temos o que comemorar", observou.