Dia do Bancário: categoria tem muito a comemorar

Publicado em: 28/08/2023
Dia do Bancário: categoria tem muito a comemorar

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Petrópolis parabeniza toda a categoria pelo seu DIA, 28 de agosto. A data faz referência a greve de 1951, que começou no mesmo dia 28 de agosto e foi a mais longa da história.

Na época, há 72 anos, os bancários entraram em greve por melhores condições salariais. A paralisação durou 69 dias. Um verdadeiro marco de resistência da categoria e do movimento sindical. De lá para cá, muito se avançou.

Entre as conquistas estão a jornada de trabalho de seis horas, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), vale-alimentação, vale-refeição, 13ª cesta alimentação, plano de saúde, licença-maternidade de seis meses, licença-paternidade e data-base unificada. Todos os direitos garantidos na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

Somos uma categoria organizada nacionalmente, conseguimos conquistar acordos e preservar direitos em um tempo de grandes dificuldades e perdas para classe trabalhadora.

Nossa união, perseverança e luta nos permitiram seguir firmes na defesa da democracia, direitos e justiça social.

O olhar para o futuro do trabalho bancário tem sido motivo de preocupação, mas também de reflexões importantes sobre a revolução tecnológica em curso que altera significativamente nosso trabalho e nossa vida.

O trabalho bancário não acabou e não acabará. O que existe é um deslocamento de serviços antes realizados por nós e que agora são feitos por terceirizados, autônomos e até pelos próprios clientes.