DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O Dia da Mulher não é apenas uma data comemorativa: é fruto da luta histórica pela igualdade de direitos civis. A data homenageia as trabalhadoras russas que paralisaram fábricas, se mobilizaram nas ruas e iniciaram os movimentos que culminaram na Revolução Soviética. Por este motivo, em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
MULHER BANCÁRIA
A participação das mulheres sempre foi fundamental para a luta da categoria bancária. A ampliação da participação organizada de mulheres fortaleceu o debate e obtenção de direitos. Conquistas que asseguraram à categoria auxílio-creche, extensão de licenças maternidade e paternidade e instrumentos de combate a assédios moral e sexual, por exemplo, evidenciam a relevância das discussões sobre questões de gênero na luta. Contudo, ainda há muito a se reivindicar. No setor bancário, de forma geral, as mulheres ainda ganham menos que os homens e encontram mais dificuldades para seguirem a carreira, mesmo com mais preparo.
Portanto, a data traz a reflexão tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho.
A diretoria do SindBancários Petrópolis inicia hoje e segue até sexta-feira dia 10/03 visita às agências, homenageando às companheiras bancárias de nossa base, que receberão os tradicionais pães de mel e o informativo especial da Mulher.