Dia Mundial da Saúde = adoecimento de bancários

Publicado em: 07/04/2014
Dia Mundial da Saúde = adoecimento de bancários

Nesta segunda-feira, dia 07 de abril, é o Dia Mundial da Saúde, mas, para milhares de trabalhadores, principalmente os bancários, a imposição de metas a serem cumpridas já ultrapassou o limite da tolerância e virou um problema sério de saúde.


Os números são alarmantes.  Em 2013 foram 18.671 afastamentos de bancários por problemas de saúde. Do total de auxílios-doença acidentários concedidos pelo INSS, 52,7% tiveram como causas principais os transtornos mentais e as doenças do sistema nervoso. Isso significa dizer que, de cada dez bancários doentes, cinco foram por depressão.


As doenças relacionadas à saúde mental já superam as do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, as chamadas LER/Dort, que totalizaram, no ano passado, 4.589 afastamentos computados pelo INSS.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que até 2020 a depressão passará da 4ª para a 2ª colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo. Estima-se que 121 milhões de pessoas sofram com a depressão, sendo 17 milhões somente no Brasil e segundo dados da OMS, 75% nunca receberam um tratamento adequado.