Dia Nacional de Luta cobra proposta dos bancos

Publicado em: 23/09/2015
Dia Nacional de Luta cobra proposta dos bancos

Hoje, os diretores do SindBancários Petrópolis participam do Dia Nacional de Luta. A atividade ocorre em todo o país. Os protestos têm o objetivo de pressionar os bancos para que atendam as reivindicações dos trabalhadores e deixar claro o mote da Campanha 2015, Exploração Não Tem Perdão. Foram paralisadas as atividades do Itaú Unibanco do centro da cidade e alto da serra até o meio-dia.


A manifestação, orientada pela CONTRAF-CUT, ocorre dois dias antes da negociação  com a  Fenaban  marcada para esta sexta-feira 25/09, quando as instituições financeiras devem apresentar uma proposta global às reivindicações da categoria na Campanha Nacional Unificada 2015.


No dia 16, os trabalhadores aguardavam proposta da federação dos bancos sobre as cláusulas econômicas. No entanto, a Fenaban chegou à rodada de negociação sobre remuneração falando em crise. Não apresentaram nada e marcaram nova reunião apenas para o dia 25.


A categoria reivindica índice de 16% (reposição da inflação mais aumento real de 5,7%) para reajuste dos salários. Cobram também, mais contratações, piso com base no salário mínimo do Dieese e a PLR de três salários mais R$ 7.246,82 de parcela fixa adicional.