Direção do Santander impõe ainda mais cobrança e punição

Publicado em: 05/06/2018
Direção do Santander impõe ainda mais cobrança e punição

Os caixas das agências bancárias do Santander já sofrem pressão para cumprir tempo de fila e, para piorar, ainda são orientados a empurrar produtos para os clientes. Não satisfeita, a direção do banco inventou mais uma forma de cobrar esses funcionários com a pesquisa “Seu Atendimento é Show”, que pede para que os clientes avaliem o atendimento recebido. O bancário que recebe avaliação negativa é punido com advertência. Vale lembrar que tal punição não está descrita no normativo do banco, que enumera os casos que podem resultar em advertência.


A pesquisa está sendo implantada em meio a uma realidade onde o aumento da sobrecarga de trabalho vem crescendo de forma vertiginosa no banco devido ao grande número de clientes. De acordo com o próprio balanço do banco, em 2015 a instituição tinha 670 clientes para cada funcionário. Em 2017, a relação aumentou para 800 clientes para cada bancário, crescimento de 19,4%. Não por acaso, no primeiro trimestre de 2018 o Santander foi o segundo banco com maior número de reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central, de acordo com o ranking elaborado pelo órgão, no segmento de instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes. No quarto trimestre de 2017, o banco espanhol liderou o mesmo ranking.