Dirigentes sindicais de bancos internacionais discutem terceirização no Rio

O primeiro painel da 11ª Reunião das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, que acontece no Rio de Janeiro até a próxima quinta-feira (11), foi sobre um tema que aflige trabalhadores de toda a América Latina: terceirização. Na abertura, o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, destacou que as tentativas de implementar a terceirização indiscriminada acontecem no mundo todo.
Pela primeira vez, todas as três apresentações após a abertura foram feitas por mulheres: a brasileira Ana Tércia Sanches, a argentina Nuria Emilia Baby e a colombiana Sofia Espinosa.
A brasileira, que é dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e já vem estudando o tema há alguns anos, começou traçando um breve histórico da terceirização. "O sistema capitalista se reinventa, adota novas formas", afirmou. O argumento de que a terceirização traz modernidade também foi refutado. "A noção de modernidade dos patrões é diferente da nossa". Ana Tércia apresentou dados levantados pelo Dieese, que apontam que 70% dos trabalhadores que sofrem acidentes de trabalho, e 80% das vítimas fatais, são terceirizados.
Outro mito é que a terceirização gera empregos. "Os empregos são gerados pelo desenvolvimento da economia. A força de trabalho barata não gera emprego, mas mantém elevada a taxa de lucro do capital", apontou a sindicalista.
Ana Tércia também disse que, nas terceirizadas, onde o grau de organização é mais baixo, predominam a elevação do ritmo de trabalho e o trabalho não pago - horas extras não remuneradas. Com menos pessoas trabalhando mais, não há criação de vagas. "Em todo o tempo em que venho trabalhando com este tema, não conheci ninguém que provasse matematicamente que terceirização gera empregos".
Representantes do Banco do Brasil, BBVA, HSBC, Itaú Unibanco, Santander e Scotia Bank de 12 países ficaram reunidos no Rio de Janeiro na 11ª Reunião das Redes Sindicais de Bancos Internacionais que termina hoje (11/06). O diretor do SindBancários, Luiz Rocha, participa desse evento representando nossa entidade.