Economia crescerá menos de 1% em 2019

O mercado financeiro jogou a toalha quanto ao desempenho da economia para este ano. Segundo o Boletim Focus, do Banco Central, feito com base em pesquisa realizada com instituições e gestores do mercado, a projeção para o PIB caiu para 0,93%.
Esta é a 16ª semana de queda consecutiva e indica que o país pode fechar o exercício em recessão, uma vez que os economistas já não descartam uma redução do PIB ao final de 2019.
O boletim é feito com base na coleta da opinião de uma centena de executivos e economistas do mercado financeiro. Para o próximo ano a expectativa de crescimento caiu 0,03 ponto percentual, a 2,20%.
Avaliação vem na esteira de uma taxa de desemprego que , segundo o IBGE, elevou para 28,4 milhões o número de trabalhadores subutilizados no Brasil no trimestre encerrado em abril, número recorde na história do país. A taxa de desemprego no período foi de 12,5%, atingindo 13,2 milhões de pessoas, alta de 4,4% sobre o trimestre anterior.
Para a inflação, a alta do IPCA em 2019 passou a ser calculada em 3,84%, de 3,89% antes, com os investidores mantendo a expectativa de avanço de 4% no próximo ano. Ainda segundo o mercado, a taxa básica de juros, a Selic, deverá chegar ao final deste exercício em 5,75%, contra 6,5% estimados anteriormente.