ELEVADOR QUEBRADO, RISCO IMEDIATO!

Publicado em: 15/01/2016
ELEVADOR QUEBRADO,  RISCO IMEDIATO!

Na manhã de hoje, a diretoria do sindicato realizou um ato em frente da Caixa Econômica Federal (agência Imperial, prefixo 1651). O ato, que contou com a cobertura da imprensa (escrita e televisiva), aconteceu porque o único elevador da dependência está fora de funcionamento há mais de um mês, expondo os funcionários, os trabalhadores terceirizados, os clientes e os usuários da instituição a riscos de acidentes.


A agência Imperial da Caixa possui características que potencializam esses riscos. A dependência têm cinco andares e uma escada em forma de caracol, com os degraus em curva e com a sua parte interna mais estreita, o que dificulta, ainda mais, a acessibilidade. A probabilidade de acidentes também aumenta pelo fato da agência receber um número muito grande de pessoas, entre eles: idosos, deficientes físicos, gestantes e mulheres com crianças de colo. Segundo o banco, a demora no reparo deve-se ao fato do elevador ser muito antigo e a peça necessária para o conserto ter que ser confeccionada sobre medida. Também, segundo o próprio banco, essa peça deveria ter chegado à agência no último dia 6, mas esse prazo foi alterado para o dia 25 desse mês (chegando, assim, há mais de dois meses de inoperância do elevador). O sindicato considera esse prazo impraticável e, por isso, protocolou no último dia 7, um ofício ao banco solicitando providências com a máxima urgência.


No dia de ontem, o sindicato protocolou, junto ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e ao PROCON de nossa cidade, pedidos de fiscalização. “Não descartamos a possibilidade de realizar paralisações na agência, caso o banco não haja com rapidez para resolver essa questão que prejudica, diariamente, centenas de pessoas”, disse o Presidente do SindBancários Petrópolis, Marcos Alvarenga.