Em defesa de direitos e emprego, trabalhadores ocuparam a Central do Brasil

A Central Única dos Trabalhadores, a Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB fizeram ontem, 28/01, manifestações unificadas em todas as capitais do país, nomeada o Dia Nacional de Lutas por emprego e direitos.
As centrais protestam contra o ajuste fiscal promovido pelo governo federal, que penaliza os trabalhadores. Em vez de taxar as grandes fortunas, por exemplo, para acertar suas contas, o governo resolveu editar, sem qualquer consulta às representações dos trabalhadores, as Medidas Provisórias 664 e 665.
Essas Medidas Provisórias atacam e reduzem direitos referentes ao seguro-desemprego, abono salarial (PIS-Pasep), seguro-desemprego, auxílio-reclusão, pensões, auxílio-doença e ainda estabelece a terceirização da perícia médica para o âmbito das empresas privadas.
Vale lembrar que o governo federal havia se comprometido em dialogar previamente com as centrais, eventuais medidas que afetassem a classe trabalhadora, o que, decididamente, não ocorreu.
Estiveram presentes no ato que ocorreu na cidade do RJ, os diretores do SindBancários, Carla Leite, Jorge Papoula, Luis Claudio Rosa e Marcos Alvarenga.