Emprego e agenda sindical foram os temas da reunião com o Itaú

Publicado em: 24/03/2016
Emprego e agenda sindical foram os temas da reunião com o Itaú

Em reunião realizada ontem, dia 23/03, em São Paulo, entre a Contraf-CUT, federações, sindicatos e o Itaú Unibanco, os representantes dos trabalhadores debateram sobre o tema emprego e uma agenda sindical permanente com a instituição financeira.


Na ocasião, o banco demonstrou o número de exonerações ocorridas no ano de 2015. Segundo o Itaú, o índice ficou abaixo de 10%. Uma porcentagem muito alta comparada à lucratividade do banco que ano passado obteve um dos maiores lucros da sua história, na casa de R$ 23,8 bilhões.


Devido à onda de demissões que ocorreu no final do ano passado, os dirigentes sindicais cobraram do Itaú reuniões periódicas para tratar da manutenção de empregos. O banco propôs manter uma mesa de negociações para debater vários pontos, tais como jornada de trabalho, saúde, emprego, agências digitais, entre outros. A expectativa dos representantes dos bancários é de que estas reuniões aconteçam entre uma ou duas vezes por mês.  A próxima reunião acontecerá no início de abril, com data a confirmar.


Sobre o tema jornada de trabalho, o banco anunciou que está aperfeiçoando o novo modelo do ponto eletrônico, para evitar que os funcionários ultrapassem duas horas excedentes (horas-extras).  A Contraf-CUT entregou um ofício solicitando as seguintes informações: o número de agências digitais em funcionamento; endereço de todas essas agências; número de empregados lotados por agência digital, bancários e terceirizados e jornada de trabalho de todos os trabalhadores lotados nas agências digitais.