Emprego é tema da rodada de negociação de amanhã

A preservação do emprego e a ampliação do quadro de funcionários nas agências bancárias são importantes reivindicações da campanha salarial deste ano. Os assuntos entram na pauta da segunda rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), nesta quinta e sexta-feira (15/08 e 16/08), em São Paulo.
Os trabalhadores querem o fim imediato das demissões em massa, promovidas pelos maiores bancos em atividade no país, e a contratação de empregados para atender a crescente demanda nas unidades e reduzir as filas, além de acabar com a sobrecarga de trabalho. Ainda na pauta, o respeito à Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que proíbe as demissões imotivadas.
Os banqueiros já demonstraram que não se importam com as demandas da categoria. Durante a primeira rodada de negociação, sobre saúde, condições de trabalho e segurança, negaram tudo. Portanto, as discussões desta semana devem ser novamente duras, principalmente em alguns itens, como o fim da terceirização, prática utilizada pelo setor desde a década de 90 e que sem dúvida nenhuma é responsável pela precarização do trabalho nas agências.