Empregos e direitos descem pelo ralo

Publicado em: 09/02/2017
Empregos e direitos descem pelo ralo

O governo Temer que prometeu combater o desemprego e reaquecer a economia não fez nem uma coisa nem outra. Ao contrário do que se tem divulgado na grande mídia, o desemprego, na verdade, atingiu 12 milhões de pessoas,  segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Toda política de geração de emprego e direitos trabalhistas estão se perdendo.


De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 2016 terminou com queda de 3,9% no número de trabalhadores com carteira assinada comparado ao 3° trimestre do mesmo ano.


Também foi registrado aumento de 2,4% no total de trabalhadores sem carteira assinada no mesmo período. O cenário caótico mostra o crescimento no número de pessoas que desistiram de procurar um novo emprego, elevação da informalidade e a redução real nos salários.


As políticas de incentivo de Estado são fundamentais para o crescimento do país. Nos últimos 12 anos geraram mais de 20 milhões de empregos e a queda da informalidade. No entanto, com a PEC 55, e a reforma trabalhista, a vida do trabalhador tende a se complicar.