Encontro Nacional define pauta específica do Santander

Publicado em: 07/06/2013
Encontro Nacional define pauta específica do Santander

Emprego, saúde e condições de trabalho e remuneração. Essas foram as três grandes prioridades apontadas pelos mais de 130 participantes do Encontro Nacional dos Dirigentes Sindicais do Santander, promovido pela Contraf-CUT e encerrado no final da tarde da última quarta-feira, dia 05/06, em São Paulo. Os bancários aprovaram uma pauta específica de reivindicações, que também inclui demandas de previdência complementar e saúde suplementar, a ser entregue para a direção do banco espanhol. Uma série de outras propostas foram aprovadas no Encontro Nacional, como a de cobrar do banco a retirada imediata das ações judiciais movidas contra entidades sindicais e a Afubesp após protestos contra demissões, falta de funcionários e desrespeito com os aposentados.


Também foi definida a orientação aos sindicatos para não homologarem rescisões feitas por prepostos terceirizados pelo Santander. Trata-se de uma função administrativa e uma atividade-fim da empresa e por isso, deve ser realizada por um funcionário designado pelo banco, como vinha sendo efetuado anteriormente. Várias entidades já suspenderam as homologações por terceirizados.


Os diretores do SindBancários Petrópolis e funcionários do banco, Augusto Quintela e Alexandre Eiras, participaram do encontro em São Paulo.