Extrema pobreza cai 63% em 10 anos

Publicado em: 05/01/2016
Extrema pobreza cai 63% em 10 anos

A mídia comercial não faz questão de mostrar, mas, em 10 anos, o Brasil reduziu em 63% a taxa da pobreza extrema. É o que revela a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2014 (Breves análises), organizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).


O Ipea identificou que a base dos avanços sociais, que ocorrem desde 2003, se mantêm. Destaque para o crescimento real da renda do trabalhador, diminuição da desigualdade, aumento da escolaridade e das condições gerais de vida dos brasileiros e redução das brechas que separam negros e brancos, mulheres e homens, trabalhadores rurais e urbanos. No quesito educação, o Brasil alcançou a média nacional de 10 anos de estudo, em 2014. Mesmo com algumas diferenças regionais persistentes, Norte e Nordeste ficaram com 9,3 anos e 9,2 anos, respectivamente.


A Pnad 2014 – Breves análises foi organizada pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, a partir de textos de diversas pesquisas, cada um analisando um conjunto de dados de um tema. Essa é uma interpretação do instituto de pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).