Falta trabalho para 27,7 milhões de brasileiros, aponta IBGE

Publicado em: 21/05/2018
Falta trabalho para 27,7 milhões de brasileiros, aponta IBGE

    A taxa de subutilização da força de trabalho no Brasil atingiu um nível recorde no primeiro trimestre de 2018, informou no dia 17/05, no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Acrescentou que 27,7 milhões de trabalhadores estão subutilizados, o que corresponde a 24,7% da força de trabalho no país, o maior percentual desde 2012.

    São consideradas subutilizadas as pessoas que estão desempregadas, as disponíveis para trabalhar mais horas, mas não encontram  essa  possibilidade,   as  que gostariam de  trabalhar,  mas não procuraram emprego e as que procuraram, mas não estavam disponíveis para o trabalho.

    Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que também informa que o contingente de desalentados é de 4,6 milhões de pessoas. No último trimestre de 2017, esse grupo somava 4,3 milhões de pessoas.

    Ou seja, o discurso de modernização e geração de empregos, utilizada pelo governo para aprovação da Regulamentação da Terceirização e Reforma Trabalhista, não passaram de falácia e mentiras.