Famílias brasileiras continuam otimistas

Publicado em: 12/04/2011
Famílias brasileiras continuam otimistas

Os brasileiros continuam otimistas sobre a situação socioeconômica do país. De acordo com o IEF (Índice de Expectativas das Famílias), o índice registrado em março foi de 65,3 pontos, mesmo valor do mês anterior, mas, 2,8% menor do que o de janeiro, o recorde da série.

    A expectativa das famílias para março indica que 62,8% acreditam que o Brasil passará por melhores momentos nos próximos 12 meses, um ponto percentual acima do verificado em fevereiro (61,8%).

    As regiões Norte, Nordeste e Sul apresentaram queda no IEF. O Nordeste foi responsável pelo maior recuo, de 62,9 para 60,9. O percentual de famílias brasileiras que acredita na piora da situação econômica do Brasil nos próximos cinco anos teve alta mais uma vez, de 15,8% em fevereiro para 17,9% em março de 2011.

    O Índice de Expectativas das Famílias é o resultado de uma pesquisa mensal do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A pesquisa foi feita em 3.810 domicílios distribuídos por mais de 200 municípios em todas as unidades da federação.