Feriado dos Bancários - Sindicatos e Federação dos Bancários se reúnem com Fenaban

Publicado em: 11/03/2019
Feriado dos Bancários - Sindicatos e Federação dos Bancários se reúnem com Fenaban

Hoje, ao meio dia, representantes de todos os sindicatos do estado do Rio de Janeiro, junto com a Federação dos Bancários do RJ e do ES, irão se reunir com o negociador da Fenaban, Sr. Adauto de Oliveira Duarte, junto com representantes de Relações Sindicais de cada banco.


A reunião foi marcada, após a polêmica decisão da Ministra Rosa Weber que, no final do dia da sexta-feira, 01/03, concedeu liminar, suspendendo o feriado dos bancários na quarta-feira de cinzas, dia 06/03. Tal decisão causou diversos transtornos, não só para a categoria bancária, mas para todos os trabalhadores terceirizados das instituições financeiras, além claro, prejuízos para clientes e usuários dos bancos.


Na reunião, os Sindicatos e a Federação dos Bancários, exigirão que nenhum trabalhador seja penalizado e que o dia trabalhado seja pago como hora extra. “Vamos salientar todos os riscos e transtornos causados, com a suspensão do feriado bancário, após o término do expediente na sexta-feira, véspera de Carnaval. Agências funcionaram sem vigilantes, de forma precária, sem numerário e sem a abertura dos cofres. Além disso, trabalhadores foram prejudicados, pois já haviam se programado para o feriado. Muitos tiveram que voltar a atenção, preocupação e responsabilidade para o trabalho, em pleno final de semana e feriado de Carnaval. Isso, sem falar, dos prejuízos provocados aos clientes e usuários dos bancos, que tiveram que pagar multas, por conta da alteração da data, sem aviso prévio”, disse Marcos Alvarenga, Presidente do SindBancários Petrópolis.