Festival da Utopia: um futuro melhor ainda é possível

Publicado em: 27/06/2016
Festival da Utopia: um futuro melhor ainda é possível

Crise econômica e política. Corrupção. Falta de ética e moral frouxa. Violência e terrorismo. As notícias diárias sobre o Brasil e o mundo trazem desesperança e descrédito dos indivíduos em relação às instituições e à sociedade, prenunciando um futuro desalentador. Garantir um Brasil e um mundo melhor parece um sonho, uma utopia. Mas sem utopias, não há esperança. Aconteceu nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de junho, em Maricá, o I Festival Internacional da Utopia, promovido pela Prefeitura da cidade.


O objetivo do encontro foi celebrar sonhos, desejos, lutas, experiências e práticas em busca de um mundo melhor e de melhores sonhos. Participaram do evento: Tariq Ali (escritor e ativista paquistanês), Van Dana Shiva (ativista ambiental e feminista indiana), Prabir Purkayastha (cientista indiano),Eduardo Suplicy (ex-senador do PT), Jandira Feghali (deputada federal do PCdoB), Paul Singer (economista), João Pedro Stédile (líder do MST) e Aleida Guevara (médica cubana e ativista dos direitos humanos), entre outros.


A presidente do SEEB/RJ, Adriana Nalesso, participou da mesa "A importância dos bancos públicos na redução das desigualdades sociais", na sexta-feira, dia 24/06. Participaram do debate também, Marcel Barros, diretor eleito de seguridade da Previ e Fabiano Júnior, diretor executivo da Contraf-CUT.


Os diretores do SindBancários Petrópolis, Conrado Klippel, Geraldo de Olivera e Sávio Barcellos, participaram do evento em Maricá.