Fórum Social debate o assédio moral

O assédio moral será o tema central de oficinas durante o Fórum Social nos dias 21 e 22 de janeiro, em Porto Alegre. A opção por este tipo de prática das empresas como forma de ampliarem seus lucros, a resistência dos trabalhadores nas negociações sindicais, a poluição do meio ambiente do trabalho e o movimento "Vítimas do HSBC" serão alguns dos temas tratados durante os eventos na capital gaúcha.
Os avanços tecnológicos levaram a uma mudança no perfil dos bancários, que hoje, trabalham exaustivamente com a venda de produtos. Neste caso atingir a meta imposta não significa alívio nenhum, pelo contrário. É a certeza da necessidade de ampliação do número de negócios concretizados para o semestre seguinte, sempre com a constante ameaça de demissão.
Além de demonstrar como esta situação tem sido trabalhada pelas entidades de representação dos trabalhadores bancários, a oficina trará a experiência do movimento "Vítimas do HSBC". Ele é resultado de uma extensa pesquisa do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra) em parceria com o Sindicato dos Bancários de Curitiba.