Funcionários demitidos ilegalmente do HSBC retomarão seus postos de trabalho

Publicado em: 10/12/2014
Funcionários demitidos ilegalmente do HSBC  retomarão seus postos de trabalho

Depois da intensa mobilização dos Sindicatos e dos(as) bancários(as) do HSBC em várias cidades do país, a direção do banco inglês está revendo diversas demissões ocorridas de forma irregular no mês de novembro.


As primeiras beneficiam oito funcionários que trabalham em São Paulo, Osasco e região. Eles foram dispensados mesmo gozando de estabilidade no emprego. Entre os casos há trabalhadores na pré-aposentadoria ou que estão lesionados. O banco informou que até a sexta-feira, dia 12/12, comunicará quando esses trabalhadores retornarão às atividades.


Além de analisar as denúncias sobre os dispensados, o HSBC também se comprometeu a suspender todas as demissões até 31 de dezembro.Entenda o caso: – No início de novembro, o HSBC demitiu cerca de 350 trabalhadores no país, além de fechar inúmeras agências.


Petrópolis também foi atingido com a demissão de uma bancária na ag. 0274/ Centro. Contrariando afirmação feita por seus representantes em reunião realizada em 2013 com o movimento sindical, o banco garantiu que não ocorreriam demissões em massa, nem fechamento de agências.


Em resposta, os sindicatos paralisaram diversas agências e os principais centros administrativos do banco inglês.  Essa mobilização forçou o HSBC a negociar com os representantes dos trabalhadores. O resultado foi o compromisso da instituição financeira de rever as demissões irregulares e a suspensão das dispensas até o final deste ano.