Funcionários se mobilizam contra reestruturação da Gecex/BB

Publicado em: 12/11/2014
Funcionários se mobilizam contra reestruturação da Gecex/BB

Atingidos pela mais recente onda de reestruturação do BB no Rio de Janeiro, os funcionários da Gecex – Gerência de Comércio Exterior participaram nesta segunda-feira de um ato público em frente ao principal prédio administrativo do banco.


Além de funcionários da Gecex e dirigentes sindicais, empregados de outros setores também participaram do protesto. “Agora é na Gecex, mas já foi na Coger, na Gecoi, está acontecendo também no CSL. Ninguém sabe que outros setores ainda podem ser reestruturados”, destacou Marcello Azevedo, funcionário do BB e dirigente da CUT-RJ.


A Gecex-Rio movimenta, por dia, 150 milhões de dólares e responde por 25 % dos contratos de importação e exportação operados pelo banco. Mas, mesmo sendo uma das maiores, está sendo desmantelada. Depois da reestruturação, somente o setor negocial será mantido, todo o segmento operacional vai ser transferido para outras praças.


Outra característica relevante do processo na Gecex é o ritmo desta reestruturação. Ao contrário de outras, que levaram algum tempo, muito em função da atuação dos sindicatos, a da Gecex mal foi anunciada e já está em vias de ser concluída. As notícias que chegaram aos funcionários é de que a direção do banco pretende ter as definições sobre o destino dos funcionários e postos de trabalho até o fim desta semana.