Garantia de avanço na cláusula de saúde é referência

Publicado em: 10/10/2012
Garantia de avanço na cláusula de saúde é referência

A campanha salarial deste ano, garantiu conquistas em diversas frentes. Além das cláusulas econômicas, houve avanço nas questões relacionadas à saúde. Agora, por exemplo, quando o trabalhador entregar o atestado médico ao banco, tem de receber um comprovante. Assim, o funcionário fica resguardado caso o documento fique estacionado na gaveta do gerente.


O acordo ainda prevê o envio de declaração com o último dia de trabalho do funcionário em no máximo dois dias úteis antes da perícia. A intenção é dar agilidade ao processo.


Outra cláusula importante e muito discutida é a que trata da relação entre o afastamento do bancário e a manutenção dos vencimentos. A partir de agora, o banco deve manter o pagamento do salário.


Independentemente do INSS reconhecer a incapacidade para o serviço, o bancário poderá fazer o pagamento dos vencimentos em parcelas que não comprometam mais de 30% dos ganhas líquidos. O objetivo é evitar o endividamento de quem aguarda a marcação da perícia, que em algumas regiões demora até 120 dias para ser realizada.


Apesar dos avanços, vale lembrar que a categoria ainda enfrenta graves problemas de saúde por conta das metas nas agências. As doenças de ordem psíquica, em decorrência do assédio moral, aumentaram consideravelmente e têm afastado muitos trabalhadores das funções.