Globais e cineastas aparecem em lista do HSBC

Celebridades da TV Globo, além de cineastas, escritores e músicos do Brasil, foram citados no caso das contas secretas mantidas no HSBC da Suíça.
Aparecem entre eles apresentador Jô Soares, as atrizes Maitê Proença, Claudia Raia e o ator Edson Celulari, além da família de Jorge Amado e o cineasta Andrew Waddington, com seu irmão Ricardo Waddington, que hoje é diretor da TV Globo. Segundo análise do jornal ‘O Globo’, em parceria com o jornalista Fernando Rodrigues, com exceção de Jô Soares e Ricardo Waddington, os artistas e intelectuais listados nas planilhas do HSBC de Genebra, desenvolveram ou participaram de trabalhos financiados, em parte, por dinheiro de fomento à cultura.
Algumas das celebridades em questão afirmaram não ter ciência de qualquer conta no banco suíço e outros de terem realizado todas as operações financeiras de forma legal.
Desde 08 de fevereiro, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (www.icij.org) publica reportagens com base em planilhas vazadas por um ex-técnico de informática do HSBC. No Brasil, a apuração é realizada com exclusividade pelo O GLOBO e pelo UOL.