Governo lança página na internet para consumidor reclamar de empresas

Publicado em: 27/06/2014
Governo lança página na internet  para consumidor reclamar de empresas

O governo federal, por meio do Ministério da Justiça, lança hoje (27/06), uma página na internet para os consumidores registrarem reclamações virtualmente. As empresas terão um prazo de dez dias corridos para responder às queixas.


Uma versão de testes da página já está no ar. O serviço é gratuito e estará disponível inicialmente para consumidores dos seguintes Estados: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal. Até 1º de setembro de 2014, o serviço será ampliado para todo o país. A ideia, de acordo com o Ministério da Justiça, é buscar soluções para conflitos de consumo que não foram resolvidos pelos canais de atendimento das empresas.


Para registrar uma queixa, o consumidor precisará, primeiro, preencher um cadastro no endereço eletrônico www.procon.rj.gov.br, com dados pessoais e o nome da empresa contra a qual quer registrar uma reclamação (caso não encontre essa empresa no sítio, ele poderá sugerir sua inclusão). Preenchido os dados, ele precisará escrever sua queixa. Poderá, ainda, enviar anexos, como documentos ou imagens, que comprovem o problema. A reclamação será pública, ou seja, poderá ser vista por qualquer pessoa que acessar a página na internet. Os dados pessoais do consumidor, porém, não serão mostrados.