Governo neoliberal de Temer corta verba da cultura

Publicado em: 15/06/2018
Governo neoliberal de Temer corta verba da cultura

Os retrocessos decorrentes dos cortes do governo são evidentes. Saúde pública precária, aumento no desemprego e pobreza comprovam. Em mais uma decisão arbitrária e equivocada, desta vez, Michel Temer cortou, através de Medida Provisória, o percentual da cultura das loterias federais. A partir de 2019, pode passar de 3% para 1% ou 0,5%, a depender do caso.


A intenção é transferir os recursos para o recém-criado Susp (Sistema Único de Segurança Pública). Nele, ações e dados de todos os órgãos do país em nível federal, estadual e municipal serão integrados, através de conselhos de segurança.


A decisão tomada por Temer surpreendeu o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. Ele conversava com a Caixa para fechar minuta de projeto de lei que criaria editais do banco para destinar 3% da arrecadação das loterias a projetos culturais.