GREVE SEGUE FORTE EM TODO PAÍS

Publicado em: 13/10/2015
GREVE SEGUE FORTE EM TODO PAÍS

A greve nacional dos bancários chegou ao seu quarto dia (na última sexta-feira), com um crescimento na adesão dos trabalhadores do ramo financeiro de todo o Brasil. As mobilizações foram ampliadas nos centros administrativos, onde há concentração de maior número de funcionários. No total, 10.818 locais de trabalho paralisaram suas atividades.


Em Petrópolis, as agências do BB, Caixa e Bradesco ficaram fechadas durante o dia.


No dia 25 de setembro a federação dos bancos (Fenaban) apresentou uma proposta de reajuste de 5,5%, mais abono de R$ 2.500,00. Considerada um desrespeito pela categoria nas assembleias, ficou decidido deflagrar a greve a partir do dia 06, por tempo indeterminado. Os trabalhadores fortalecem a luta a cada dia contra a postura dos bancos, que querem impor perdas aos trabalhadores com uma proposta rebaixada que não cobre nem a inflação, enquanto se propõem a pagar grandes aumentos para executivos.


Sem uma proposta decente, que contemple reposição da inflação e aumento real, a greve segue forte nos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal.


Os bancos são os principais responsáveis pela greve. É um setor que tem todas as condições de contemplar seus trabalhadores com um reajuste digno, visto que lucrou R$ 36,3 bilhões somente no primeiro semestre deste ano.


Hoje (13/10), as agências do Santander, HSBC, BB e Caixa, tiveram suas atividades paralisadas em nossa base territorial.