Grupo de Trabalho sobre adoecimento começa dia 07

Uma das importantes conquistas dos bancários na Campanha Nacional Unificada 2013 começa a virar realidade. Nesta quinta-feira, dia 07 de novembro, será instalado o grupo de trabalho bipartite, com representantes dos trabalhadores e da federação dos bancos, para tratar das causas de adoecimento na categoria. Também será discutido a melhoria do programa de combate ao assédio moral.
A conquista está prevista na cláusula 61ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2013/2014 que determinou a instalação do GT em 15 dias. Nessa primeira reunião devem ser definidos o calendário das reuniões e os integrantes do grupo – além de dirigentes sindicais e representantes dos bancos, técnicos da área de saúde ocupacional.
A categoria bancária registra um alto número de adoecidos e, na maioria dos casos, as doenças estão relacionadas a problemas no setor financeiro. Em 2012, foram 21.144 afastamentos, 25,7% deles por estresse, depressão, síndrome do pânico e transtornos mentais relacionados diretamente ao trabalho. Outros 27% se afastaram em razão de lesões por esforços repetitivos (LER/Dort) ligados ao ritmo estressante na rotina dos bancos. Somente nos primeiros três meses deste ano, 4.387 bancários já haviam sido afastados por adoecimento, sendo 25,8% por transtornos mentais e 25,4% por LER/Dort.