GT de Saúde cobra do Itaú fim das metas abusivas e adoecimento

Publicado em: 03/07/2023
GT de Saúde cobra do Itaú fim das metas abusivas e adoecimento

Em reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde, na terça-feira (27/6), os dirigentes sindicais cobraram do banco o respeito à clausula 87 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O item prevê um debate sobre as formas de acompanhamento das metas estipuladas para cada bancário e suas cobranças pelo banco.

Segundo matéria publicada no site da Contraf-CUT os representantes dos trabalhadores denunciaram os alarmantes números de adoecimento psíquico relacionado ao trabalho no Itaú.

Levantamento feito pelos sindicatos mostrou que 80% dos casos são de esgotamento profissional ocasionados por metas inatingíveis e assédio moral.

O banco apresentou ao GT o sistema de construção de metas, que leva em consideração apenas o programa e a remuneração, o que não foi o foco da proposta do GT. Para a representante da Comissão de Organização dos Funcionários (COE), Maria Izabel Menezes, a forma como o Itaú apresenta o programa de metas, parece estar se referindo a um outro banco, numa outra realidade.

“No discurso parece ser tudo muito bonito. Mas a realidade é outra. As metas exigidas são abusivas, a pressão é absurda, fazendo com que as pessoas adoeçam e passem a ter problemas sérios e usar medicamentos de tarja preta. O banco pega profissionais competentes e saudáveis e faz com que eles adoeçam e os descarta em seguida”, criticou a dirigente.